causas-para-insonia1

É cada vez maior o número de pessoas que têm dificuldade de dormir tranquilamente. Com o turbilhão de atividades e todos os estímulos que recebemos a todo momento, a insônia pode falar mais alto e atrapalhar a nossa rotina noturna e diurna, com suas consequências no cotidiano.

A insônia pode ocorrer em diferentes momentos: no início, caracterizando a dificuldade de pegar no sono, e durante o sono, quando acordamos e não conseguimos mais voltar a dormir. As causas da insônia podem ser biológicas, por fatores físicos e psicológicos. Confira neste post algumas causas frequentes para o problema.

Ansiedade
As pendências do trabalho e outras preocupações podem acabar tirando o sono de algumas pessoas. Evite preocupar-se e aproveite o momento de dormir para relaxar e descansar de todas as preocupações.

Estresse
Acompanhando a ansiedade, o estresse causado pelos problemas com a família, com os afazeres e diversos outros momentos nos impede de deitar tranquilos para ter um sono reparador. Ele está entre as principais causas da insônia.

Dores
Pessoas que têm problemas com enxaqueca, dores de cabeça, artrite e distúrbios respiratórios podem ter o descanso comprometido. Eles causam mal estar e impedem o sono de fluir normalmente. Nesses casos, o mais indicado é realizar a polissonografia. Caso seja detectada a apneia obstrutiva do sono (AOS), geralmente é indicado o uso do CPAP.

Uso de eletrônicos
Computadores, televisão e smartphones: todos eles emitem um tipo de luz que inibe a produção da melatonina, hormônio que nos causa a sonolência. Evite o uso excessivo e confira mais sobre isso neste post.

Cafeína, nicotina e álcool
Sabe aquele cafezinho que escolhemos para espantar o sono? Ele pode ser um vilão, se consumido em excesso e causar a temida insônia!

#Dica: aproveite a hora do sono para realizar uma atividade relaxante! Isso ajuda a manter o seu corpo pronto para um descanso bem tranquilo.

Fonte: cpaps